Nos últimos anos, o seguro de vida tem se desvinculado daquela conhecida imagem ‘fúnebre’. Isso se deve, em grande parte, ao trabalho das seguradoras, responsáveis pela criação de produtos que agregam uma série de serviços e vantagens – o que os torna mais ‘palpáveis’ no dia-a-dia. Há, também uma mudança no perfil da população de todas as classes sociais, que cada vez mais se preocupa em garantir a segurança financeira da família e a proteção de filhos, pais e agregados.
As companhias de seguro têm oferecido seguros de vida com diversas formatações, coberturas, benefícios adicionais e custos, voltados para diferentes nichos de mercado. Por essa razão, é de suma importância o interessado avaliar bem os produtos na hora de adquirir uma apólice, a fim de buscar o conjunto mais adequado para sua proteção.
Um bom exemplo de produto com características diferenciadas é o seguro exclusivo para mulheres. Cada vez mais independentes e assumindo o papel de chefes de família, elas já são responsáveis por boa parte das contratações de seguros de vida. Além de procurarem apólices que garantam o futuro para seus filhos, muitas mulheres, quando solteiras, contratam seguros de vida visando a proteção de seus pais e irmãos.
Muitas seguradoras já incorporaram em suas apólices voltadas às mulheres a cobertura para diagnóstico de câncer. Com tratamentos cada vez mais avançados, principalmente no caso de detecção precoce, as mulheres contam com um grande incentivo ao resgatarem parte da indenização contratada para auxiliar nas despesas médicas ou outros gastos associados.
Há também no mercado produtos com características destinadas exclusivamente às classes A e B, com cobertura de até 15 milhões de reais para morte e invalidez permanente por acidente. Dentre os benefícios desses planos encontram-se serviços como assessoria empresarial (locação de equipamentos, salas para realização de eventos e indicação de profissional para trabalho temporário) e informações em viagens (referência de vacinas e vistos, endereços/telefones de embaixadas e consulados, condições de trânsito nas estradas e informações meteorológicas).
Alguns pacotes incluem, ainda, reservas em hotéis, envio de presentes de agradecimentos e boas-vindas (compra e entrega de flores, bebidas finas, cestas de presente, caixas de chocolate ou presentes originais), serviços de locação de autos, barcos, helicópteros ou aviões, reserva e compra de ingressos para teatro, espetáculos musicais, concertos, museus, shows, jogos esportivos, entre outros, e até reserva em restaurantes no Brasil e no exterior.
Não faltam opções no mercado. Por isso mesmo, a atenção precisa ser redobrada na hora de escolher o produto e a empresa seguradora. É como escolher uma tinta no enorme mostruário oferecido pelo vendedor: aparentemente, não há muita discordância entre as tonalidades de uma mesma cor. Na parede, no entanto, as nuances fazem toda a diferença.
* Cristina Vieira é gerente dos produtos Vida e Previdência da Porto Seguro Seguros.