Pesquisar é a receita para comprar seguro

Se você está pensando em contratar um seguro, seja ele de vida, do seu carro, da sua casa, é importante que a sua escolha não considere apenas os custos financeiros, já que é preciso avaliar outros aspectos, como a cobertura oferecida.

Parece óbvio, mas a primeira regra, ao se escolher um seguro, é saber exatamente o que você quer segurar.

Em geral, ao fazer um seguro, a maioria das pessoas pede cobertura para `tudo`, só que se esquece de que o conceito de tudo que você tem pode não ser o mesmo que o de seu corretor.

Por isso, se você está interessado em contratar um seguro certifique-se de que `tudo` está no papel para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Muitas vezes o corretor de seguro está tão preocupado em vender a apólice que propõe a exclusão de algumas coberturas e aí a economia que você faz com a mensalidade não compensa os custos com que terá de arcar caso venha a precisar da cobertura em questão.

Compare os custos

Sempre que for contratar um seguro não deixe de pesquisar preços e benefícios; Peça ao seu corretor os custos de pelo menos três empresas, pois pode haver diferenças consideráveis de preços entre as seguradoras.

Muitas seguradoras passaram a considerar o perfil de risco do segurado para determinar o custo do seguro, e isso pode reduzir significativamente o custo da apólice.

Atualmente, as seguradoras estão cada vez mais atentas a todos os tipos de risco que podem aumentar a chance de haver uma ocorrência (por exemplo, a localização da residência ou se tem ou não garagem privativa para o veiculo).

Não se esqueça de se informar sobre os benefícios oferecidos. Algumas seguradoras oferecem seguro-desemprego junto com a venda de outro seguro, de forma que, se o segurado perder o emprego, os prêmios da outra apólice serão quitados e você não correrá o risco de ter o seu contrato cancelado.

Pequenas mudanças no perfil de risco do segurado podem fazer muita diferença com relação ao custo do serviço, pois o cálculo do valor é feito com base no risco que a seguradora corre de efetivamente ter que pagar a indenização, isto é, no risco de sinistro.

Pacotes baratos

Apesar de ainda não serem muito comuns no Brasil, algumas empresas já trabalham com produtos em pacote, permitindo descontos bastante atrativos para o consumidor final.

Ao integrar de forma mais eficiente todas as informações sobre o cliente, a seguradora consegue reduzir o risco do pacote como um todo. E, à medida que o risco de sinistro diminui, menor será o custo para a seguradora e, conseqüentemente, o impacto no seu orçamento.

Por último, vale a pena ressaltar a importância de verificar se a empresa está habilitada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para atuar no mercado de seguros.

Já é possível consultar a situação financeira das seguradoras através do site da Susep. Outra possibilidade é consultar o Cadastro de Reclamações do Procon, verificando como a empresa se comporta no caso de reclamações.